14 de novembro de 2011

Copa do Nordeste pode garantir vaga na Sulamericana.

Dirigentes discutem formato da competição confirmada para 2013;
CSA e CRB brigam por vaga.

A Copa do Nordeste - competição que reúne os melhores clubes da região, tendo sido reativada em 2010, depois de sete anos de paralisação - pode ter mais um atrativo em 2013, ano para o qual a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) garantiu retomar o certame que poderá ter, mais uma vez, CSA e CRB como representantes de Alagoas. A bola da vez, contudo, é a possibilidade de o campeonato garantir vaga na Copa Sulamericana de 2014.

Representantes de sete federações da região debatem o formato da disputa com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Ano passado, o Nordestão retornou sem a mesma visibilidade, tendo sido realizado paralelamente às disputas do Campeonato Brasileiro, o que levou a maioria dos clubes a participar com times considerados reservas. Na oportunidade, o Vitória conquistou seu tetracampeonato jogando com time misto, tendo eliminado o CSA nas semifinais, com vitória por 2x1, no Barradão, em Salvador.

O adiamento do certame, para 2013, foi em virtude da ausência de motivação por parte ds clubes convidados, também em consequência da falta de espaço no já apertado calendário de competições. Por isso, a CBF estuda ao menos ofertar ao campeão vaga na Copa do Brasil, embora já mantenha contato com a Conmebol, no sentido de fortalecer o Nordestão ao pleitear vaga na Sulamericana ao vencedor do campeonato, o que seria um grande atrativo - já que o campeão da Sulamericana assegura classificação para a Libertadores do ano seguinte.

As 16 vagas para o campeonato serão definidas de acordo com o resultado dos Estaduais que começam em janeiro, sendo que Bahia e Pernambuco terão direito a três delas, ao passo que os outros estados, apenas duas (campeão e vice).

Mas segundo a assessoria de comunicação da Federação Alagoana de Futebol (FAF), os clubes filiados à Liga do Nordeste, CSA e CRB, melhor posicionados no ranking nacional, devem brigar por vaga na disputa. A CBF, no entanto, entende que, desta forma, a competição estaria a infringir o estatuto do torcedor.

O primeiro campeão da Copa do Nordeste foi o Sport-PE, ainda em 1994. Três anos depois, a competição voltou a ser disputada, com o Vitória faturando o título. Nas temporadas seguintes, os vencedores foram: América-RN (98), Vitória (99), Sport (2000), Bahia (2001 e 2002) e Vitória (2003 e 2010).

Fonte: Gazetaweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe também o seu comentário. Ele poderá ser retirado após a publicação se tiver calúnia, difamação, injúria ou qualquer crime contra a honra.

A TORCIDA MAIS FANÁTICA DO NORDESTE DO BRASIL!

O show da torcida Azulina

O show da torcida Azulina
...o trapichão é nosso!